Vire para o lado e veja…

Nosso cérebro busca sempre a rotina, pois é naturalmente configurado para gerar repetições, por conta disso, o medo são inevitáveis em algumas situações. Toda novidade trás consigo três sensações: inadequação, ridículo e desvalorização.

Mudança em suas vidas, tais como mudar ou melhorar no emprego, são objetivos de muitas pessoas, porém há pessoas que mesmo antes de tentar realizar a mudança já focam nas dificuldades e duvidam da sua própria capacidade de conseguir o almejado, sonhado ou fato real. Pois a atual situação em que se encontra transmite a sensação de estabilidade, por não exigir esforço para romper as barreiras de verdades aceitas e enraizadas.

Os tímidos relatam a sensação de inadequação, por medo da exposição e de sentirem desvalorizados diante de outras pessoas, alimentando a postura reservada. Acaba por configurar um pensamento de que quanto mais invisível ficar em determinada relação social menos será exposto.

Outra consequência da inadequação é o receio de ser abandonado, podendo ser associado a traumas do passado, experiências dolorosas e limitadoras, necessitando de cuidar e curar através de profissional especializado, pois pode-se sugar a energia desse individuo necessárias para as mudanças.

Criar ferramentas para a pessoa enfrentar situações de frente, pois a desmotivação vem à tona quando não consegue manter o foco no objetivo, esfriando a ação de atingir resultados. Quem não busca este caminho condiciona-se a encontrar aquilo que está habituado a enxergar.

Não há formula mágica para as mudanças, mas podemos utilizar nossa vontade consciente, direcionar a nossa atenção para o novo, praticar física e mentalmente persistentemente e para deixar traços em nossos cérebros.

O importante é estar disposto a se conhecer, desconstruir as repetições condicionadas e manter a motivação. Focar a atenção nas sensações, pensamentos e imagens que envolvem o que queremos.

                                                                                                                                                   

                                                                                                            Aline Sanches – Psicóloga  CRP: 06/76316

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s