Obesidade

OBESIDADE

A Obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a epidemia do século. Dados recentes revelam que 48,1% da população adulta do Brasil está acima do peso e 15% são obesos.

Importante ressaltar que a causa da obesidade é multifatorial e o componente psicológico exerce papel importante. Muitos obesos são considerados, de forma preconceituosa, como pessoas preguiçosas, acomodadas, gulosas, entre outros adjetivos depreciativos.

Nem sempre a obesidade pode ser explicada por questões fisiológicas, mas sim, estar atrelados a transtornos psicológicos graves. E por isso muitas vezes o processo de emagrecimento se torna uma luta frustrante e de resultados temporários, conseguidos por dietas “milagrosas”.

Importante pontuar, que o melhor tratamento para a obesidade é o tratamento multidisciplinar, com profissionais como: endocrinologitas, nutricionistas e psicólogos.

Cirúrgia Bariátrica

Atualmente a cirurgia bariátrica tem sido muito divulgada como forma mais eficaz e rápida para a perda de peso. Cuidado! A cirurgia bariátrica é uma intervenção cirurgica irreversível, e só utilizada em casos de obesidade mórbida, que após 2 anos de tentativas sem sucesso para emagecer (por dietas, reenducação alimentar, etc).

A obesidade mórbida, ou obesidade grau III, é considerada quando a pessoas apresenta um IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40. Segue abaixo a fórmula para calcular seu IMC:

MC =                Peso
               (Altura X Altura)

Para realizar a cirurgia báriatrica é preciso passar por uma avalicão minucosa de médicos e psicólogos.

Então cuidado com promessas milagrosas. Procure profissioanis especialistas na área para uma melhor orientação.

Para mais informações acesse ao site: http://www.institutogarrido.com.br

Maira Moura.

Psicóloga responsável pelo ambulatório de cirurgia bariátrica do Hospital Jardins.

4 comentários

Filed under Uncategorized

4 responses to “Obesidade

  1. Aguida

    Bom dia!!

    Achei muito interessante esse assunto, no meu primeiro ano de psicologia em 2006, o meu grupo fez um trabalho acadêmico sobre a obesidade mórbida, onde abordamos esse tema da cirúrgia báriatrica. É importante mesmo ressaltar que essa cirúrgia só é aconselhável em casos de obesidade mórbida, quando a pessoa já tentou emagrecer por outros métodos e não conseguiu.

    Aguida França Pinheiro
    Psicóloga/CRP 6/106854.

  2. Olá Aguida,

    Se depois puder me enviar seu trabalho seria interessante. É fundamental conscientizarmos os pacientes sobre a cirurgia. Acredito que esse procedimento corre o risco de “cair numa banalização” perigosa. Sabemos as dificuldades e perigos da realização dessa cirurgia sem o devido acompanhamento, médico, nutricional e psicológico.

    Obrigada,

    Maira Moura.

    • Aguida

      Olá Maira.

      Posso sim, estarei verificando nos meus arquivos anteriores.
      Na ocasião, fizemos um questionário com as pessoas que passaram por essa cirúrgia (por coincidência as mulheres foram unanimes), é claro que destacamos e analizamos a parte psicológica das pessoas que se submeteram a cirurgia, visando a parte imagem e auto estima, houve uma melhora. Mas para se chegar a esse ponto, o processo é muito doloroso e complicado. Todos que se submeteram a cirurgia foi por conta da saúde.

      Abç

      Aguida França

      • Olá Aguida,

        Que interessante. Quando encontrar seu trabalho quero ver sim.
        No momento estou implantando um serviço multidisciplinar num hospital, além dos médicos e psicóloga, tenho uma nutricionista na equipe. A ideia é fazermos uma boa preparação para aquels que realmente precisam da cirurgia.

        Estou escrevendo um artigo, e assim que finalizar te encaminho, caso tenha interesse.

        Abç,

        Maira Moura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s