A mãe e a influencia no homem

O termo complexo, sempre surge com uma conotação pejorativa e preconceituosamente pensamos que a pessoa tem um problema psíquico. Os complexos não são negativos em si, os seus efeitos é que se apresentam negativamente.

Quando há um desequilíbrio na psique e a unilateralidade entre os componentes bipolares do complexo, dizemos que ele esta constelado. Os efeitos dos complexos deverão ser vistos como sintomas de que algo vai mal na organização interna do individuo ou que há conflitos internos. Uma vez que há sofrimento há tendência a sair dele.

Todo complexo orienta-se através de um núcleo arquetípico, a base do complexo materno é o arquétipo materno.

Os efeitos do complexo materno se dão diferentes no filho e na filha. No homem, o complexo materno nunca se encontra em estado puro, vem sempre misturado ao arquétipo da anima, daí as conotações emocionais a respeito dela. A mãe, para o homem é, alem de mãe, o primeiro receptáculo da projeção da sua anima.

A mãe, para homem tem um caráter simbólico e ideal. A idealização resulta de um pensamento mágico, de um desejo de despontencializar a influencia de um objeto. Enquanto a mulher se identifica diretamente com a mãe, o homem identificar-se com o filho da grande mãe. E aparece nos mitos com características do arquétipo da grande mãe e significa o filho amante, aquele que ficou preso a mãe e que é devorado ou destruído por ela.

Na mulher, o complexo materno poderá incentivar exageradamente o instinto materno ou inibi-lo. No homem, entretanto, haverá uma deformação do instinto masculino por uma sexualização anormal. Sendo a mãe o primeiro ser feminino com qual o futuro homem entre em contato, esta influencia na masculinidade do filho, tal como este ultimo toma consciência da feminilidade da mãe ou pelo mesmo responde de forma inconsciente e instintiva a ela. O resultado dessa diferença e relação de identidade ou de resistência se da pelos fatores de atração ou repulsa erótica.

Os efeitos do complexo materno no filho poderão resultar donjuanismo, impotência sexual, etc. No donjuanismo a imagem da mãe é a imagem da mulher perfeita, que não possui defeito e que esta sempre de prontidão para atender os desejos do homem. Na impotência, o complexo paterno também estará atuando maneira negativa. Segundo Von Franz, o homem procura uma mãe – deusa, cada vez que se apaixona por uma mulher, mas logo descobre que ela é um ser humano comum. Por ter sido atraído sexualmente por ela, toda paixão desparece e ele decepciona-se e a deixa. Esta sempre procurando a imagem da mãe nas outras mulheres e sempre repete a mesma historia.

O puer aeternus, aparece também no donjuanismo, sendo recorrente no complexo materno, na qual impede o crescimento do individuo e seu ajustamento social. O tipo puer é o homem que permanece adolescente e nutre uma dependência da mãe. São muitas vezes arrogantes e possuem dificuldades de adaptação social. Porem dentro dos aspectos negativos do puer há seu lado positivo: o donjuanismo negativo pode significar uma masculinidade arrojada, uma ambição por metas supremas, em seu lado positivo há uma prontidão para sacrificar-se pelo que reconhece como correto, perseverança, curiosidade que se assusta diante dos enigmas do mundo.

O lado oposto do puer é o senex, com suas características de uma persona rígida, envelhecida, fechada para novas possibilidades. É o típico rabugento, possuindo problemas também em relação à integração a sua anima. Em seu ego senex, encontramos um puer atuando na sombra e vice versa. O ideal seria o balanceamento entre os dois.

Portanto, a constelação de um complexo materno no homem poderá lhe trazer problemas, se não trabalhado, poderá destruir a sua vida ou pelos menos atrapalhar o seu desenvolvimento e sua maturidade psicológica.

Referência de texto: O complexo materno – Vanilde Gerolim Portillo, 2001

                                                                Aline Sanches – Psicóloga Clínica

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Uncategorized

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s